top of page

Documentários e autores recomendados pela Escola de Nutrição



A realização de pesquisas e materiais científicos acerca da alimentação, do cuidado com o outro e com o planeta é uma temática que tem sido alvo de pesquisas. A Escola de Nutrição recomenda alguns documentários e autores para estudo dos temas de alimentação, saúde, nutrição e sustentabilidade, que estão destacados na tabela a seguir.

Documentários e autores sobre vegetarianismo
Nossas recomendações!

Michael Greger é médico, autor e conferencista que produz conteúdos sobre nutrição, segurança alimentar e saúde pública. Além disso, é um dos fundadores e membro do American College for Lifestyle Medicine. Atualmente é diretor do Departamento de Saúde Pública e Agropecuária da Humane Society dos Estados Unidos. Produz vídeos sobre nutrição que estão disponíveis gratuitamente no site NutritionFacts.org.


Brenda Davis é nutricionista, escritora, palestrante e defensora da alimentação baseada em plantas. Participou de um projeto de pesquisa de intervenção em diabetes nas Ilhas Marshall, desenvolveu um currículo de educação nutricional para o jardim de infância até o 6º ano e treinou professores de escolas públicas.


Brenda é autora/co-autora de 12 livros com quase um milhão de cópias impressas em 15 idiomas, e de artigos para profissionais e leigos. Seus objetivos de vida pessoal e profissional são os mesmos – tornar este mundo um lugar mais sustentável, mais favorável à saúde e mais gentil.


Neal Barnard, é professor adjunto de medicina na Escola de Medicina da Universidade George Washington em Washington, DC, e Presidente do Comitê de Médicos para Medicina Responsável. Ele liderou vários estudos de pesquisa investigando os efeitos da dieta no diabetes, peso corporal e dor crônica, incluindo um estudo de intervenções dietéticas no diabetes tipo 2. É autor de diversos livros para médicos e leigos, e editor-chefe do Guia Nutrição para Clínicos, um livro disponibilizado para estudantes dos EUA. Além disso, lidera programas que defendem a medicina preventiva, boa nutrição e alimentação baseada em plantas.


Dean Ornish é médico e autor americano cuja abordagem ao tratamento de doenças cardíacas por meio de modificação da dieta e exercícios gerou um debate significativo na comunidade médica e atraiu um público popular. Fundou a organização sem fins lucrativos Instituto de Pesquisa de Medicina Preventiva (PMRI) nas proximidades de Sausalito. Defende uma alimentação com restrição de produtos de origem animal e alimentos processados. Um estudo publicado por ele em 1990 revelava potencial de redução de aterosclerose coronariana pela alimentação. O tratamento médico padrão para doenças cardiovasculares dependia de medicamentos ou cirurgias, pesquisas que relacionam papel de alimentação no tratamento de doenças cardiovasculares foram essenciais para que hoje a recomendação da American College of Cardiology e da American Heart Association seja uma alimentação baseada em plantas.


Michael Pollan é autor de oito livros, seis dos quais foram best-sellers do New York Time. Os livros anteriores incluem Cooked (2013), Food Rules (2009), In Defense of Food: An Eater's Manifesto (2008) e O Dilema do Onívoro (2006). Uma minissérie de quatro horas baseada em Cooked estreou em fevereiro de 2016 e um documentário de em In Defense of Food foi indicado ao Emmy. Pollan também apareceu no documentário de 2008 indicado ao Oscar Food Inc., que também foi baseado no Dilema do Onívoro.


Carlos Gonzales é um pediatra, fundador e presidente da Associação Catalana Pro Aleitamento Materno, Membro do Conselho de Assessores de Saúde da Liga de la Leche, assessor da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (UNICEF) e especialista em amamentação pela Universidade de Londres. Desde 1992, ministrou mais de 100 cursos sobre aleitamento materno para profissionais de saúde. Publicou vários livros sobre nutrição, amamentação e educação infantil.


Outra autora recomendada pela Escola de Nutrição é Melanie Joy, uma psicóloga que leciona sobre Psicologia e Sociologia na Universidade de Massachusetts, em Boston. É também uma palestrante reconhecida internacionalmente, fundadora e presidente da associação Beyond Carnism, cofundadora da ProVeg International e codiretora do Center for Effective Vegan Advocacy (CEVA). O livro “Porque Gostamos de Cães, Comemos Porcos e Vestimos Vacas” encontra-se traduzido (ou em tradução) em 13 línguas.


Os autores recomendados, assim como inúmeros pesquisadores não citados nesta matéria, produziram materiais e pesquisas que contribuem para a defesa de uma alimentação baseada em alimentos de origem vegetal e elaboração dos documentários recomendados. O aumento das pesquisas que fazem uma intersecção entre os campos de alimentação, sustentabilidade e cuidado integral são essenciais para a melhora da saúde humana, planetária e animal.


Nutricionista Valkiria Assis

CRN-3 71936/P


Referências:

Bertrand. Melanie Joy

Physicians Committee. Neal Bernard. 2022.

Pollan, Michael. About Michael Pollan.

Slywitch, Eric. Guia de Nutrição Vegana para Adultos da União Vegetariana Internacional (IVU).

Departamento de Medicina e Nutrição. 1a edição, IVU, 2022.


35 visualizações0 comentário
bottom of page